Miguel Pires

27/09/2021

   Olá! Sou o Miguel Pires e sou aluno da Escola Dr. Manuel Fernandes. Nesta página vou fazer reflexões sobre os conteúdos dados na aula de Biologia. No meu tempo livre costumo jogar computador ou fazer trabalho físico em casa.

23/05/2022- Visita de Estuda a Mafra

Esta semana decidi partilhar o que achei da Visita de Estudo a Mafra, pois foi a única que tive este ano e também, a ultima que tive com os meus colegas de turma. 

Na minha opinião, esta visita de estudo foi muito produtiva pois veio clarificar algumas nuances que tinha acerca do Memorial do Convento de José Saramago. Gostei particularmente da forma com os atores e atrizes representaram a peça e de como a "explicaram" de uma forma cómica. Na visita também visitamos o Convento de Mafra onde o que mais me marcou foi a biblioteca que está inserida nele, pois tem uma imensidão de livros antigos. A biblioteca tinha uma dimensão fora do comum, pois era "gigantesca", contudo era tudo muito bem organizado. 

16/05/2022- Reflexão sobre a ficha de Avaliação de Biologia

Neste semana, fizemos o nosso segundo momento de avaliação à disciplina de Biologia. Esta ficha avaliava a Atividade Enzimática e a Fermentação.

Na minha opinião, a ficha correu-me relativamente bem e acho que vou ter uma excelente nota. Contudo, a pergunta que me correu menos bem foi a pergunta de desenvolvimento, pois não tinha estudado bem aquela parte da matéria. Com isto, acho que irei ter um "Bom" no primeiro domínio e um "Muito Bom" no segundo domínio. 

9/05/2022- Hyperloop

Esta semana decidi partilhar mais uma das invenções inacreditáveis que Elon Musk está a tentar concretizar num futuro próximo. Hyperloop é o nome que Elon Musk lhe apelidou, é uma espécie de capsula parecido a um comboio que viajará a cerca de 1200km/h. Apesar de já existir um comboio, na China, que viaja a uma velocidade superior a 460km/h, Hyperloop conseguiria facilmente ultrapassar ess fasquia de 460km/h. Hyperloop, iria suportar 28 passageiros e iria se locomover a partir de impulsos magnéticos.

Na minha opinião, esta invenção poderia revolucionar a forma como nos deslocamos, pois com as descobertas que vierem a ser feitas para transformar o Hyperloop real, isto é, fazer com que o mesmo se consiga locomover a uma velocidade de 1200km/h, "poderiamos" também usar essa tecnologia em carros e aviões e fazer com que eles também consigam se deslocar a velocidades maiores. Contudo, para que isto aconteça, é preciso que seja completamente seguro, pois hoje em dia, acontecem muitos acidentes por causa da velocidade excessiva.

23/04/2022- Reflexão sobre as minhas classificações (quantitativas) neste semestre 

Esta semana, os professores de todas as disciplinas avaliaram-nos de uma forma quantitativa o que nós temos feito ao longo deste segundo semestre. Então, decidi fazer uma pequena reflexão sobre as minhas classificações/apreciações.

De um modo geral, as minhas classificações foram relativamente boas mas penso que ainda tenho muito onde melhorar para obter ainda melhores classificações no final do semestre e acabar com uma excelente media. Contudo, matemática é o meu calcanhar de Aquiles, isto é, a única disciplina onde não consigo obter os resultados esperados por mim, apesar de trabalhar muito em casa e nas aulas.

09/04/2022- Bateria de carro com autonomia de 1,6 milhões de km

Neste semana, trago uma noticia que me realmente surpreendeu porque nunca tinha ouvido falar de tal coisa. Elon Musk, fundador de varias empresas como, por exemplo da Tesla, está a criar com a sua equipa uma bateria que ele pensa ter 1,6km de autonomia. A finalidade desta bateria seria fazer com que a bateria durasse toda a vida útil do carro. Posteriormente, ele iria usar as baterias que estariam "estragadas" para centrais de armazenamento em rede.

Na minha opinião, esta evolução seria uma das melhores da década, pois como todos sabemos, os carros elétricos são mais sustentáveis do que os de combustíveis fosseis. Isto poderia levar a que o nosso ecossistema ficasse com uma melhor habitabilidade e fazer com que as gerações seguintes continuassem a ter  e melhorassem as condições de vida na Terra.

01/04/2022- Microchips em Humanos

Neste semana, decido partilhar uma noticia acerca de nós (Humanos), pois podemos estar próximos de um dos maiores avanços tecnológicos de sempre. Elon Musk, fundador da empresa "Neuralink", está a criar microchips para implantar em Humanos que servem para gravar e estimular a atividade cerebral. A principal finalidade destes microchips são contribuir para aplicações medicas, como tratamento de lesões graves na medula espinal e distúrbios neurológicos.

Na minha opinião, este avanço tecnológico pode trazer benefícios para a comunidade Humana como também algumas regressões, pois existem sempre pessoas tencionadas para fazer o mal no Mundo e com esta mecânica dos microchips seria muito fácil arranjar problemas para quem "eles" quisessem. Contudo, também pode ser uma grande avanço, pois podemos ver algumas doenças que não tem cura, curadas com esta mecânica. 

25/03/2022- Vulcanismo na Ilha de S. Jorge

Como todos sabemos, as ilhas da Madeira e dos Açores são locais em que o vulcanismo pode ser mais evidente do que em Portugal Continental. Isto deve-se ao facto das ilhas serem formas em zonas onde a placas tectónicas, Norte Americana e Euroasiática estão em constante movimento e podem formar vulcões e provocar terramotos. Neste caso, as duas placas estão a divergir, isto é, estão se a afastar uma da outra ao longo de milhões de anos, provocando assim o vulcanismo, pois a lava que vem ascendendo do interior da Terra até há superfície, criando vulcões. 

Na ilha de S.Jorge, em concreto, já foi aumentado para o nível V4 de alerta vulcânico, isto é, um nível significativamente alto de risco de erupção, tendo já o secretário regional aconselhado população  mais que vive mais próxima de vulcão a abandonar as suas casas. Também já foram registados mais de dois mil sismos em que 150 dos mesmo foram sentidos pela população. 

18/03/2022- Reflexão sobre a visita de estudo ao MIAA

Esta semana algumas turmas do 12º, tiveram uma pequena visita de estudo ao Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes onde vimos variadíssimas peças como por exemplo, pinturas e desenhos de Maria Lucília Moita, uma sala chamada tesouro, onde havia peças de ouro como também algumas tapeçarias.

Contudo, o que mais me "prendeu" a atenção foi um protetor para os veículos da marca Ferrari porque, primeiramente é uma das marcas de carros que eu mais gosto mas também porque faz muito sentido aquela peça estar num Museu. Digo isto porque, hoje em dia, as pessoas (incluindo eu) notam mais naquilo que é mais novo ou que é mais caro, pois é algo mais tecnológico e mais apelativo para as pessoas do que naquilo que deveriam realmente prestar atenção num Museu. 

 13/03/2022- Doenças autoimunes

Esta semana o Professor de Biologia pediu-nos para fazermos uma pequena pesquisa acerca das doenças autoimunes. Eis aqui a minha:

Primeiramente, é considerado uma doença autoimune quando existe um mau funcionamento do sistema imunitário do individuo, o que leva o corpo a atacar os seus próprios tecidos. Este tipo de doenças leva a vários sintomas mas especialmente a dores musculares, febre baixa, edemas, dores articulares e fadiga. Temos o exemplo da 

Miastenia Grave em que os anticorpos ligam-se aos nervos e impedem-nos de estimular corretamente os músculos. Como já tinha referido, um dos principais sintomas é a fraqueza e cansaço muscular, que se agrava com a atividade. O musculo das pálpebras é o mais sensível a esta doença, sendo difícil controla-lo. 

Tiroidite de Hashimoto, os anticorpos produzidos pelo sistema imunitário atacam a tiroide, destruindo as células que produzem as hormonas tiroideias. Com isto, os níveis destas células começam a reduzir ao longo de vários meses. Alguns dos sintomas desta doença autoimune são fadiga, obstipação, ganho de peso, depressão, pele seca e sensibilidade ao frio.

18/10/2022- Reflexão sobre as minhas classificações no primeiro semestre. 



Acabando o primeiro semestre, costumo fazer sempre uma pequena reflexão comigo mesmo para ver no que posso melhor mas também naquilo que devo manter.

Começando pelo mais importante, as minha classificações foram a cima da expectativa que tinha no inicio do ano como por exemplo a Aplicações Informáticas B onde obtive um resultado excelente. Contudo, nem todas foram com esta, a Matemática não foi a nota que eu pretendia, logo devo continuar a trabalhar para melhora-la

Na minha opinião, o que mais me faltou no primeiro semestre foi o empenho, em geral, a todas as disciplinas. Pois não trabalhei o suficiente, nem estudei o suficiente para obter o resultado que eu pretendia. .

 

10/02/2022 - "Em que medida o e-Portefólio de aprendizagem foi importante para as minhas aprendizagens pessoais e académicas?"

Na primeira semana do 2º semestre, o nosso professor de Biologia fez-nos uma questão sobre o e-Portefólio de aprendizagens e pediu-nos para refletir sobre a mesma.

Na minha opinião, o e-Portefólio de aprendizagem permito-nos partilhar um vasta informação sobre qualquer tipo de coisa, seja trabalho, algo relacionado com nos mesmo, ou até mesmo algo que se passa no Mundo. O e-Portefólio, em geral, foi muito importante para as minhas aprendizagens pessoais e académicas, porque é um instrumento digital que me pode ajudar a organizar melhor as minhas reflexões, como também os meus pensamentos. O e-Portefólio poderá me ajudar a organizar os meus trabalhos ou até mesmo ajudar-me a faze-los quando estiver, por exemplo na universidade.


    

07/12/2021- "Viagens ao espaço"

Esta semana, pesquisei sobre as viagens ao espaço e como prejudicariam ou não o ambiente na Terra. Vim a descobrir que as viagens ao espaço prejudicam muito o ambiente pois a maior parte dos gajes libertados pelos foguetões ( Hidrogénio , Carbono, etc..) prejudicam principalmente a camada de ozono, aumentando assim o aquecimento global. 

Contudo, na minha opinião, eu acho que as viagens ao espaço devem ser realizadas pois podem haver recursos no espaço ou em outros planetas que podem melhorar a vida na Terra, ou até mesmo a existência de vida noutro planeta. Assim, se houver "vida" noutros planetas, varias pessoas podiam ir viver para lá, fazendo com que houvesse menos poluição, melhorando assim o ambiente.



15/11/2021- "Carros movidos a microalgas?"

Esta semana decidi partilhar este artigo do publico, pois podemos ter um grande avanço na forma como os novos veículos se deslocam no nosso meio. Duas investigadoras Portuguesas estudam a hipótese dos veículos se moverem a microalgas e afirmam: "projeto com pernas a andar para o pais".

Na minha opinião, eu acredito que seria uma enorme evolução, pois temos um problema global que temos de resolver o mais rapidamente possível. Este avanço, dos combustíveis fosseis para carros movidos a algas, poderia ser uma das melhores hipóteses para diminuir esse problema.



26/10/2021- "Exploraçao do litio em Portugal"

"Não podemos perder a oportunidade de entrar o negócio do lítio, mas não o queremos explorar e não nos pomos na posição de exportadores."

Na minha opinião, a exploração do lítio em Portugal é uma mais valia porque é uma das matérias mais utilizadas na tecnologia, em baterias por exemplo. Apesar de haver muitas objeções por parte da população que vive perto das reserva de lítio, Portugal poderia se tornar um dos principais exportadores europeus de lítio levando assim a um enriquecimento do pais. E que, a longo prazo, tornaria as vidas dos Português mais sustentáveis, pois teriam mais dinheiro e melhores condições de vida.



29/09/2021 - "Estudar e melhorar as condições de vida são dois lados da mesma moeda"

Após a leitura deste artigo de jornal, acredito que este jovem é uma pessoa resiliente e "lutadora" para com os seus objetivos. Transmitindo assim uma mensagem para todos os jovens que querem uma vida melhor, sustentável.

Na minha opinião, este jovem transmite resiliência e inspiração porque numa primeira fase nao conseguiu seguir aquilo que queria com o "desaire" que teve na matemática. Contudo, conseguiu passar por cima e ainda assim, conseguiu a bolsa de estudo, que os pais não conseguiam pagar, no 12º ano e ter uma vida com muito sucesso.

Eu acredito que este jovem seja uma referencia para todos os jovens porque nunca desistiu daquilo que queria, que era uma vida sustentável e ter muito sucesso.



Número total de visualizações de páginas